Home Sobre o site Últimas notícias Conheça nossos afiliados Contatos Nos siga no Twitter Curta nossa página no Facebook Image Map

Meu trabalho sobre suicídio no Japão

Imagem do filme Tenshi no Koi

Este é um post sobre uma experiência pessoal envolvendo um trabalho de artes que fiz na escola e algumas coisas sobre suicídio no Japão que aprendi com algumas pesquisas.


Foi me apresentado na escola um documentário sobre o artista plástico brasileiro Vik Muniz “Lixo extraordinário” e foi pedido um trabalho parecido com os que nos foi apresentado no vídeo. O material a ser utilizado para a confecção do trabalho deveria ter alguma relação com a ideia a ser mostrada.
O trabalho deveria ser realizado em grupo e o meu grupo ainda não tinha nenhuma ideia, então tive a ideia de mostrar o suicídio no Japão em forma de arte (profundo né?). A imagem era a seguinte: uma colegial cometendo o estilo tradicional de suicídio, o Harikari. A imagem seria retirada de um mangá sobre este tema que eu estava lendo, o “Suicide Circle”, e em volta teriam vários comprimidos a cercando, como se a mesma estivesse mergulhada e estes, representariam uma nova forma de suicídio, por overdose.

Porque uma garota colegial? 
Segundo pesquisa, no Japão feudal e até meados dos anos 2000, a maioria dos suicídios eram cometidos por homens que sustentavam suas famílias. Antigamente e aé hoje em dia em alguns casos suicídios são cometidos para manter a honra de uma família, e ao passar dos anos o japão não criou nenhuma medida para deixar este fator cultural para traz, de modo que esta cultura se faz presente até os dias atuais. Com o avanço da tecnologia ficou bem mais fácil encontrar pessoas com interesses em comm, e por isso foram se formando vários grupos de suicídio por motivos banais, os membros deste grupo não eram apenas homens lideres de família como antigamente e sim, mulher e homens de diversas idades entre eles, adolescentes. Os suicídios também ocorrem atualmente devido a longas jornadas de trabalhos, problemas financeiros e emocionais.

Como ficou o trabalho? 
Não foi feito o desenho de uma colegial como e queria inicialmente, porém foi feito o desenho de uma gueixa o que deu para explicar bem o conceito e a ideia dos comprimidos foi mantida.

Apresentação para a sala. 
Na minha classe não há muito dos apreciadores  de cultura japonesa, o que foi ótimo na hora de explicar o conceito e o que acontece lá, pois era um tema do qual todos já tinham ouvido falar mas não sabiam muita coisa. Expliquei a transição da fase feudal á contemporânea e a falta de medidas para combater esse tipo de ato.

Infelizmente não tenho mais foto do trabalho, mas espero que vocês consigam imaginar como ficou.

Links:






Este é um documentário interessante a respeito de Aokigahara, também conhecida como floresta do suicídio, onde são encontrados em média 100 corpos por ano. 
(Vídeo legendado em inglês)

0 comentários:

Postar um comentário